clike para ver mais
clike para ver mais
clike para ver mais
clike para ver mais
clike para ver mais

clike para ver mais

Prefeitura está negociando instalação da Cooxupé em Santo Antônio do Amparo

Uma boa notícia está prestes a ser confirmada para Santo Antônio do Amparo, a vinda da Cooxupé, a maior cooperativa de café do mundo.

Após saber do interesse da Cooxupé de se instalar na região, o prefeito Jorge Lopes logo se mobilizou para trazê-la para Santo Antônio do Amparo. As conversas foram iniciadas por intermédio do atual proprietário da fazenda Caxambu, localizada no município, que é cooperado da Cooxupé na cidade de Nova Resende, MG, onde possui outras propriedades.

Esta semana, representantes da cooperativa estiveram reunidos com o prefeito Jorge Lopes e com o vice Renato Torres na prefeitura e anteciparam que a diretoria da Cooxupé já autorizou estudos em Santo Antônio do Amparo, como forma de possibilitar a cidade a ser investida na região. A cooperativa inclusive já está a procura de um imóvel residencial para instalar seu escritório, que fará o trabalho de base para a iniciação de suas atividades no município.

A médio e longo prazo a Cooxupé pretende investir em infraestrutura em Santo Antônio do Amparo, com a construção de armazéns, lojas e outras obras e com isso gerar dezenas de empregos diretos, além de oferecer assistência e opção de negócio para os cafeicultores do município.

A origem da Cooxupé data de 1932, com a fundação de uma Cooperativa de Crédito Agrícola, transformada em 1957 em Cooperativa de Cafeicultores. Neste ano a Cooxupé completará 80 anos de cooperativismo e 55 anos em atividades de recebimento, processamento e comercialização de café.
Atualmente conta com cerca de 12.000 cooperados e 1900 colaboradores , recebendo café produzido em mais de 200 municípios localizados nas regiões Sul de Minas, Alto Paranaíba (Cerrado Mineiro) e Vale do Rio Pardo, no estado de São Paulo.

Para a vinda da Cooxupé para Santo Antônio do Amparo a prefeitura está negociando incentivos, como

parte da política municipal de geração de emprego e renda.

EMPREGOS

Um dos maiores problemas que afeta Santo Antônio do Amparo é a falta de empregos, o que tem exigido muita dedicação do Governo Municipal. Desde janeiro até este mês o prefeito Jorge Lopes e o vice Renato Torres têm conversado com uma série de empresários, na busca de trazer empresas para o município e com isso a criação de novos postos de trabalho. Algumas destas conversas têm gerado boas expectativas e seguem avançando com a possibilidade  real de investimentos no município.