clike para ver mais
clike para ver mais
clike para ver mais
clike para ver mais
clike para ver mais

clike para ver mais

Outubro Rosa terá mutirão de mamografia em Santo Antônio do Amparo

A prefeitura de Santo Antônio do Amparo estará promovendo por meio da Secretaria Municipal de Saúde  um mutirão com a realização de mais de 350 exames de mamografia, como parte da campanha Outubro Rosa.

 

As mulheres interessadas em realizar o exame deverão se informar no PSF onde são assistidas, para agendarem a mamografia.

 

Outubro Rosa é um movimento internacional que divulga a importância dos exames para diagnóstico precoce do câncer de mama, o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo.

 

De acordo com o INCA – Instituto Nacional do Câncer, o câncer de mama responde  por 22% dos casos novos de câncer a cada ano no Brasil. Em 2012 foram previstos 52 mil novos casos. No país a mortalidade pela doença ainda é alta, em parte devido ao diagnóstico da doença em estágios avançados. Porém, com diagnóstico precoce e tratamento adequado, as chances de cura são maiores.

 

Ao contrário do que pensava antigamente, em que ter casos all slots casino na família era quase certeza de desenvolver a doença, a hereditariedade (predisposição genética ao câncer) corresponde por 5 a 10% do total de casos. No entanto, isso deve estimular uma visita ao mastologista mais cedo. Fazer mamografia é fundamental para descobrir o câncer no início.

 

Depois dos 35 anos, deve-se ter um cuidado maior e fazer um exame clínico anual, principalmente se houver fatores de risco, e mamografia se houver alguma alteração. Mulheres entre 50 e 69 anos devem realizar mamografia a cada dois anos e exame clínico anual.