clike para ver mais
clike para ver mais
clike para ver mais
clike para ver mais
clike para ver mais

clike para ver mais

Neste sábado cães e gatos serão vacinados em Santo Antônio do Amparo

A secretaria municipal de saúde de Santo Antônio do Amparo promove neste sábado (22/08) a campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos do perímetro urbano da cidade e do distrito de São Sebastião da Estrela.

O atendimento será feito em vários pontos da cidade de 8 horas da manhã até às 4 horas da tarde.

A raiva é uma zoonose (doença transmitida pelos animais ao homem) de letalidade elevada, chegando a 100% nos animais que desenvolvem sintomas da doença.

Por este motivo, apesar da redução dos casos de raiva canina e felina no país, ainda é extremamente necessário vacinar os animais de companhia.

A zoonose ainda não foi erradicada no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde no mês de abril deste ano houve uma ocorrência de raiva humana.

Um homem de 49 anos, residente da região rural do município de Frutuoso Gomes/Rio Grande do Norte, foi mordido na mão por um morcego.
Logo após o caso, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR) divulgou em 14 de maio, a confirmação da morte de um gato infectado por raiva, em Curitiba.
As investigações apontaram que o animal contraiu a doença por meio de contato com morcego infectado.

Estes são apenas alguns reflexos de que mesmo com as campanhas feitas no País, que imunizam grande parte da população canina e felina, as ocorrências não deixam de aparecer.

Cães e os gatos, em especial os que habitam em áreas rurais e que vivem em residências próximas a estes locais estão mais propensos a contatos com morcegos e canídeos silvestres, por isso, os proprietários devem estar atentos à vacinação anual.

As equipes estarão atendendo nos seguintes locais:

– Praça Governador Valadares (coreto)

– Praça Imaculada Conceição (coreto)

– Praça da Rodoviária

-Projeto Bem-te-vi

– Almoxarifado da prefeitura

– Praça do bairro Lava-pés

– Praça da matriz (São Sebastião da Estrela)