clike para ver mais
clike para ver mais
clike para ver mais
clike para ver mais
clike para ver mais

clike para ver mais

Santo Antônio do Amparo realizará 9ª Conferência de Saúde

A 9ª Conferência Municipal de Saúde será realizada no dia 13 de dezembro na Câmara Municipal de Saúde.

Estabelecidas em 1988 pela Lei Federal 8.142, as Conferências de Saúde funcionam como fóruns de deliberação e discussão de diretrizes para a saúde pública para os quatro anos seguintes. O conjunto de instruções é proposto pelos participantes dos encontros, promovendo ampla participação popular. Esses encontros estimulam a participação social e o protagonismo do cidadão na formulação de instruções que guiarão a execução de políticas públicas, conforme os anseios dos usuários. Metade das cadeiras é destinada a usuários do SUS, 25% para trabalhadores, 12,5% para gestores e 12,5% para prestadores de serviço.

A 9ª Conferência Municipal de Saúde de Santo Antônio do Amparo, será aberta ao público quando serão realizadas palestras e debates, seguidas de apresentação de propostas para melhoria na saúde pública local .

O secretário municipal de saúde amparense, Marcelo Carrara, lembra da importância da participação popular no processo. “As conferências são espaços fundamentais para o controle social, são espaços de cidadania e de democracia”, afirma. Ele lembra que as políticas públicas que são resultados das conferências devem contemplar as reivindicações da comunidade. “Queremos que os cidadãos participem efetivamente, não adianta ficar só reclamando nas redes sociais, pois é na conferência que sairá o resultado das propostas para melhoria na qualidade de vida da população”, afirma.