clike para ver mais
clike para ver mais
clike para ver mais
clike para ver mais
clike para ver mais

clike para ver mais

Amparenses estiveram na festa da fogueira

FOGUEIRA COM CERCA DE 33 METROS DE ALTURA

Foi realizada na cidade de Ingaí neste fim de semana a 80ª Festa da Fogueira, mesmo distante a quase 90km de Santo Antônio

do Amparo muitos amparenses estiveram no evento, que foi aberto ao público.

A festa é tradicional, ela tem 80 anos, a data começou a ser comemorada no dia 20 de outubro de 1931. A principal atração é a fogueira de 33 metros que será queimada hoje, sábado, dia 23 no Parque de Eventos.

A organização do evento calculou que cerca de 20 mil estiveram na festa, que, além da queima da fogueira, o evento mais esperado da festa, teve também um show com a dupla sertaneja “Munhoz e Mariano”.

Segundo os historiadores da cidade, na década de 30 uma tempestade de raios desabou sobre a pequena Ingaí, muitas casas foram atingidas e também a torre da igreja daquela cidade. Assustados, os moradores da cidade fizeram uma promessa a São João: reconstruíam a torre da igreja e fariam uma fogueira todos os anos, para que nunca mais caísse sobre a cidade uma tempestade com aquela.

A cada ano a fogueira cresce em altura, em 2011 ela tinha 23 metros e este ano, 33, dez metros a mais. A lenha e toda mão de obra ficam por conta da prefeitura. A fogueira é queimada apenas em uma noite e posteriormente a população pode levar o carvão para casa. A brasa fica no local durante 15 dias.